Traje masculino para festa: como escolher?

Receber um convite para ir a uma festa de 15 anos, casamento, formatura ou qualquer outra festividade é mais que uma satisfação: é uma oportunidade de fazer a diferença e mostrar o seu estilo.

Por essa razão, é imprescindível não errar na hora de escolher o traje masculino para a festa. Uma roupa inadequada ao tema da ocasião, por exemplo, atrai atenção indesejada e pode causar aquela sensação de “peixe fora d’água”. Por isso, reunimos aqui algumas dicas infalíveis para ajudá-lo a não errar no visual. Confira!

Interpretando o convite

O primeiro passo para não errar na escolha do traje masculino para festa é saber interpretar o convite. Além de indicar a data e o local onde ocorrerá o evento, nele você encontrará o estilo de roupa adequado à ocasião.

Geralmente a vestimenta está diretamente ligada ao tema da festa. Por exemplo, celebrações tradicionais pedem trajes mais formais — com terno — ou então black tie — com o uso de smoking.

Já eventos ao ar livre costumam exigir menos formalidade. As festividades na praia e eventos alternativos prezam por um dress code mais casual.

Decidindo entre traje alugado versus traje comprado

Não importa se são os noivos, os padrinhos, os familiares, os formandos ou demais convidados. A dúvida é sempre a mesma: alugar ou comprar o traje para a festa? Para responder a esse constante questionamento é importante que você reflita se é um bom investimento comprar a roupa.

Caso a intenção seja usar o traje apenas em uma ocasião, muito provavelmente ele ficará no guarda-roupa, sem utilidade. Se você se identificou com essa situação, não pense duas vezes e alugue o seu traje! Além de recebê-lo limpo, passado, ajustado ao seu corpo e pronto para usar, você poderá – inclusive – ter um novo traje em cada ocasião.

Escolhendo o traje masculino para festa

Uma vez que você já sabe o tema da festa e optou por alugar o traje masculino, é hora de se atentar ao vestuário. Cada ocasião exige uma vestimenta específica que pode levar em consideração diversos fatores. Veja:

Festas de 15 anos e formaturas

Para as festas de 15 anos e formaturas que exigem traje social ou passeio completo, escolha um terno e sapato escuro, uma gravata simples e discreta e camisa clara. Lembre-se que é fundamental que todas as peças escolhidas estejam na mesma tonalidade, tecido e padronagem. 

Para usar de dia

Em cerimônias diurnas, como festas de casamento na praia, aposte em cores claras (bege, creme ou azul) e dê preferência pelo paletó ou blazer. O dress code permitirá uma maior liberdade com peças mais leves e frescas. 

 

Para usar de noite

Preto e chumbo são as cores indicadas para o traje masculino em cerimônias noturnas. Se você tiver sido convidado para um casamento, evite usar o fraque, já que costuma ser opção de traje do noivo.

Outra dica importante é sobre o uso de acessórios. Gravatas com cores muito chamativas ou largas demais devem ser evitadas, porque costumam passar uma imagem de desleixo.

Meias brancas são outro equívoco do qual os homens devem passar longe, pois dificilmente combinam com a vestimenta: o ideal é que elas sigam o mesmo padrão de cores do resto da roupa.

Agora que você ficou por dentro das melhores dicas sobre traje masculino para festa, não deixe de colocá-las em prática para garantir um visual impecável! Aproveite também para conferir quais são as 4 maiores tendências para a roupa do noivo.

Deixe um comentário